
Eucalipto Maranhão
Floresta Renovável, Desenvolvimento Sustentável

O Meio Ambiente com o Eucalipto
Entre a demanda mundial por mais madeira e a defesa do meio ambiente, o eucalipto tem sido uma saída ecologicamente correta para manter o progresso e o bem-estar da humanidade.
Saiba porque o Eucalipto é uma árvore tão especial:
-
Reduz a pressão sobre a mata nativa e protege sua fauna;
-
Recupera solos exauridos pelo cultivo e queimadas e controla a erosão;
-
Mantém a cobertura do solo pela deposição dos resíduos florestais;
-
Contribui para regular o fluxo e a qualidade dos recursos hídricos;
-
Estabiliza o solo, promovendo a retenção de água;
-
Absorve grande quantidade de CO² da atmosfera, diminuindo a poluição e o calor, combatendo o efeito estufa;
-
Produz mais sem prejuízo à natureza;
-
Fornece matéria-prima para produtos indispensáveis em nossas vidas;
-
É uma fonte de riquezas econômicas e sociais;
-
Gera empregos e mantém o homem no campo.
O eucalipto é uma das plantas mais úteis que se tem conhecimento, e tem muito a nos oferecer.
O que muita gente desconhece é que o eucalipto, hoje, é uma alternativa de preservação da natureza. Por ser uma árvore de rápido crescimento e de fácil adaptação às mais diferentes condições de solo e clima, o eucalipto plantado passou a ser uma alternativa racional contra a devastação das florestas nativas em diversas regiões do planeta.
A destruição já consumiu quase metade das matas originais que cobrem a superfície terrestre. O desmatamento foi provocado, principalmente, pela agricultura, pecuária e a comercialização de madeira.
Agora, os plantios sustentáveis começam a ser usados em lugar de árvores centenárias no uso industrial e residencial. Por enquanto, apenas 14% de toda a madeira consumida no mundo são provenientes de plantios florestais.
Mas, no Brasil, a substituição de jacarandás, imbuias e ipês por eucaliptos plantados começa a crescer. Dos mais de 300 milhões de metros cúbicos de madeira consumidos por ano, aproximadamente 100 milhões já provêm de plantios florestais, a maior parte de eucaliptos.
Esse consumo é distribuído entre geração de energia, na forma de lenha e carvão vegetal; produtos sólidos, como madeira serrada e aglomerados; e celulose, usada na produção de papel.